-
TSE: Relator Vota Para Tornar Bolsonaro Inelegível
-
A Corte eleitoral está analisando se Jair Bolsonaro cometeu abuso de poder político em uma reunião com embaixadores
- Por Anderson Santos
- 27/06/2023 22h44 - Atualizado há 1 ano
Nesta terça-feira (27), o ministro relator Benedito Gonçalves apresentou seu voto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tornar inelegível o ex-presidente Jair Bolsonaro.
No entanto, o candidato a vice-presidente na chapa, Walter Braga Netto, foi absolvido de todas as acusações. O julgamento será retomado na quinta-feira (28) com o voto do ministro Raul Araújo.
De acordo com o relator, ficou comprovado o abuso de poder político por parte de Bolsonaro, utilizando-se de seu cargo e do poder simbólico da posição de chefe de Estado para desestabilizar o ambiente eleitoral.
As acusações incluem o uso indevido dos meios de comunicação e ataques infundados ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas, durante reuniões no Palácio da Alvorada, na TV Brasil e nas redes sociais.
O Julgamento
TSE volta a julgar inelegibilidade de Jair Bolsonaro — Imagem: Reprodução
O julgamento teve início em 22 de junho, com a apresentação do resumo do caso e das argumentações das partes envolvidas.
Após o voto do relator, ainda votarão os ministros Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes, presidente do TSE.
A defesa de Jair Bolsonaro já indicou que pretende recorrer da decisão do tribunal. Além disso, há outras 15 ações em andamento contra o ex-presidente, que também poderiam resultar em sua inelegibilidade.
O ministro Benedito Gonçalves, como relator e corregedor-geral eleitoral, está envolvido em todas essas ações.